• O que é o PAAP-Formação?

    É o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), da Universidade Federal do Ceará (UFC), que visa  a integração dos nossos usuários com  as tecnologias educacionais emergentes, a partir das propostas formativas que tenham como finalidade a excelência acadêmica, numa perspectiva das metodologias ativas.

    Cursos On-line: curso com momentos assíncronos e síncronos a depender de um cronograma.
    Cursos MOOC: curso totalmente assíncrono, podendo se inscrever e fazer a qualquer momento.

Cursos disponíveis

Gamificação no Ensino Superior

Gamificação no Ensino Superior

Formar professores, técnicos e estudantes para o desenvolvimento e utilização dos recursos de Gamificação como propostas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem.

Carga horária: 40h

 Minicurso Assíncrono - Descomplicando o Lattes

Minicurso Assíncrono - Descomplicando o Lattes

Apresentar a plataforma Lattes aos alunos para que eles efetuem o seu cadastro na plataforma, possam buscar currículos e conscientizando-os da necessidade da sua constante atualização à medida que forem participando efetivamente da vida acadêmica.

Carga horária: 4h

 Minicurso Assíncrono - O SIGAA como Recurso Tecnológico de Interação Acadêmica

Minicurso Assíncrono - O SIGAA como Recurso Tecnológico de Interação Acadêmica

Buscar facilitar a comunicação e utilização do sistema e a relação professor-aluno. Colaborar com a sistematização de noções básicas do sistema SIGAA.

Carga horária: 4h

 Minicurso Assíncrono - Excel: Planilhas e Bancos de Dados

Minicurso Assíncrono - Excel: Planilhas e Bancos de Dados

Orientar desde os meios para obter acesso à ferramenta (Excel), assim como, fornecer uma base introdutória, porém suficiente, das principais funcionalidades do Excel. Para que assim o aluno seja capaz de utilizar a ferramenta de forma prática.

Carga horária: 4h

 Minicurso Assíncrono - Conhecendo o Letramento Acadêmico

Minicurso Assíncrono - Conhecendo o Letramento Acadêmico

Conhecer os diversos tipos de texto utilizados no meio acadêmico. Resumo Científico, Fichamento, Resenha e Artigo.

Carga horária: 4h

 Minicurso Assíncrono - Single-Board Computers e Tecnologias Open Source

Minicurso Assíncrono - Single-Board Computers e Tecnologias Open Source

Apresentar os computadores de placa única, assim como tecnologias de código-fonte abertas e mostrar possibilidades de uso de ferramentas open source na educação.

Carga horária: 4h



Design Instrucional: Recursos para o SIGAA

Design Instrucional: Recursos para o SIGAA

Formar professores e técnico-administrativos para a promoção de melhores práticas profissionais de uso do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) na UFC.

Carga horária: 40h

 Criação de Videoaulas para Uso Educacional

Criação de Videoaulas para Uso Educacional

Formar professores, estudantes e técnicos para o desenvolvimento e utilização de videoaula por meio de redes sociais síncronas e assíncronas via Internet com finalidades didático-pedagógicas para formação profissional acadêmica, científica e extensionista.

Carga horária: 40h

 Noções Básicas de Metodologias Ativas na Educação

Noções Básicas de Metodologias Ativas na Educação

Formar professores, técnicos e estudantes para o desenvolvimento e utilização das metodologias ativas como propostas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem.

Carga horária: 30h

Noções Básicas de Acessibilidade e Inclusão para Atuação Docente na UFC - Módulo III - "Recursos, Técnicas e Estratégias de Adaptação"

Noções Básicas de Acessibilidade e Inclusão para Atuação Docente na UFC - Módulo III - "Recursos, Técnicas e Estratégias de Adaptação"

Formar professores e técnicos com vistas a uma formação repensada para uma prática profissional com mais autonomia, segurança e confiança na promoção da acessibilidade e inclusão na universidade.

Carga horária: 15h

Noções Básicas de Acessibilidade e Inclusão para Atuação Docente na UFC - Módulo II "Público da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva no Ensino Superior".

Noções Básicas de Acessibilidade e Inclusão para Atuação Docente na UFC - Módulo II "Público da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva no Ensino Superior".

Formar professores e técnicos com vistas a uma formação repensada para uma prática profissional com mais autonomia, segurança e confiança na promoção da acessibilidade e inclusão na universidade.

Carga horária: 15h

Noções Básicas de Acessibilidade e Inclusão para Atuação Docente na UFC - Módulo I "Conceitos básicos e Legislação"

Noções Básicas de Acessibilidade e Inclusão para Atuação Docente na UFC - Módulo I "Conceitos básicos e Legislação"

Formar professores e técnicos com vistas a uma formação repensada para uma prática profissional com mais autonomia, segurança e confiança na promoção da acessibilidade e inclusão na universidade.

Carga horária: 15h