O que é o PAAP-Formação?

É o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), da Universidade Federal do Ceará (UFC), que visa  a integração dos nossos usuários com  as tecnologias educacionais emergentes, a partir das propostas formativas que tenham como finalidade a excelência acadêmica, numa perspectiva das metodologias ativas.

Cursos On-line: curso com momentos assíncronos e síncronos a depender de um cronograma.
Cursos MOOC: curso totalmente assíncrono, podendo se inscrever e fazer a qualquer momento.

    Cursos disponíveis

    Introdução ao LATEX e Metodologias de Produção de Documentos

    Introdução ao LATEX e Metodologias de Produção de Documentos

    Orientar e reorientar o desenvolvimento de produção de textos acadêmico-científicos de acordo com os postulados teórico-epistemológicos das correntes da ciência moderna e conforme as diretrizes e normalizações  técnicas institucionalizadas.

    Noções Básicas de Metodologias Ativas na Educação

    Noções Básicas de Metodologias Ativas na Educação

    Formar professores, técnicos e estudantes para o desenvolvimento e utilização das metodologias ativas como propostas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem.

    Design Instrucional: Recursos para o SIGAA

    Design Instrucional: Recursos para o SIGAA

    Formar professores e técnico-administrativos para a promoção de melhores práticas profissionais de uso do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) na UFC.

    Criação de Videoaulas para Uso Educacional

    Criação de Videoaulas para Uso Educacional

    Formar professores, estudantes e técnicos para o desenvolvimento e utilização de videoaula por meio de redes sociais síncronas e assíncronas via Internet com finalidades didático-pedagógicas para formação profissional acadêmica, científica e extensionista.

    Minicurso Assíncrono - Single-Board Computers  e Tecnologias Open Source

    Minicurso Assíncrono - Single-Board Computers e Tecnologias Open Source

    Apresentar os computadores de placa única, assim como tecnologias de código-fonte abertas e mostrar possibilidades de uso de ferramentas open source na educação.

    Ministrante: 

    José Vieira da Costa Neto



    Minicurso Assíncrono - Conhecendo o Letramento Acadêmico

    Minicurso Assíncrono - Conhecendo o Letramento Acadêmico

    Conhecer os diversos tipos de texto utilizados no meio acadêmico. Resumo Científico, Fichamento, Resenha e Artigo.

    Ministrantes: 

    Elaine de farias Giffoni de Carvalho; Kelly Cristina Vaz de Carvalho Marques; Felismina de Sousa Neta; Roberta Eliane Gadelha Aleixo

    Minicurso Assíncrono - Excel: Planilhas e Bancos de Dados

    Minicurso Assíncrono - Excel: Planilhas e Bancos de Dados

    Orientar desde os meios para obter acesso à ferramenta (Excel), assim como, fornecer uma base introdutória, porém suficiente, das principais funcionalidades do Excel. Para que assim o aluno seja capaz de utilizar a ferramenta de forma prática.

    Ministrantes: Joel Penha Silva; Luís Fernando Alves da Silva

    Minicurso Assíncrono - O SIGAA como Recurso Tecnológico de Interação Acadêmica

    Minicurso Assíncrono - O SIGAA como Recurso Tecnológico de Interação Acadêmica

    Buscar facilitar a comunicação e utilização do sistema e a relação professor-aluno. Colaborar com a sistematização de noções básicas do sistema SIGAA.

    Ministrantes: Luís Felipe da Costa Monteiro; Francisca Iandra Nascimento.

    Minicurso Assíncrono - Descomplicando o Lattes

    Minicurso Assíncrono - Descomplicando o Lattes

    Apresentar a plataforma Lattes aos alunos para que eles efetuem o seu cadastro na plataforma, possam buscar currículos e conscientizando-os da necessidade da sua constante atualização à medida que forem participando efetivamente da vida acadêmica.

    Ministrantes: 

    Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião; Maria da Luz da Silva Nogueira



    Didática do Ensino Superior: Desafios e Perspectivas

    Didática do Ensino Superior: Desafios e Perspectivas

    Compreender a importância e as contribuições da formação didático pedagógica para o desenvolvimento da prática educativa dos professores que atuam no Ensino Superior.

    Noções Básicas de Acessibilidade e Inclusão para Atuação Docente na UFC”. - Módulo III - Recursos, Técnicas e Estratégias de Adaptação

    Noções Básicas de Acessibilidade e Inclusão para Atuação Docente na UFC”. - Módulo III - Recursos, Técnicas e Estratégias de Adaptação

    Formar professores e técnicos com vistas a uma formação repensada para uma prática profissional com mais autonomia, segurança e confiança na promoção da acessibilidade e inclusão na universidade.

    Noções Básicas de Acessibilidade e Inclusão para Atuação Docente na UFC - Módulo II "Público da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva no Ensino Superior".

    Noções Básicas de Acessibilidade e Inclusão para Atuação Docente na UFC - Módulo II "Público da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva no Ensino Superior".

    Formar professores e técnicos com vistas a uma formação repensada para uma prática profissional com mais autonomia, segurança e confiança na promoção da acessibilidade e inclusão na universidade.

    Metodologia da Escrita e da Pesquisa Científicas

    Metodologia da Escrita e da Pesquisa Científicas

    Orientar e reorientar o desenvolvimento de produção de textos acadêmico-científicos de acordo com os postulados teórico-epistemológicos das correntes da ciência moderna e conforme as diretrizes e normalizações técnicas institucionalizadas.

    Noções Básicas de Acessibilidade e Inclusão para Atuação Docente na UFC - Módulo I "Conceitos básicos e Legislação"

    Noções Básicas de Acessibilidade e Inclusão para Atuação Docente na UFC - Módulo I "Conceitos básicos e Legislação"

    Formar professores e técnicos com vistas a uma formação repensada para uma prática profissional com mais autonomia, segurança e confiança na promoção da acessibilidade e inclusão na universidade.